Clima europeu, paisagens do interior, gastronomia e muito vinho, é assim a cidade de Nova Veneza, no Sul do Santa Catarina, um pedacinho da Itália no Brasil. O cenário bucólico tem fortes referências dos imigrantes italianos, já que a cidade foi fundada em 1891, nomeada inicialmente de “Colônia Nuova Venezia”, por cerca de 400 famílias que imigraram da região do Vêneto, no norte da Itália. Com o objetivo de colonizar as terras do sul do Brasil, encontraram na região uma paisagem idêntica ao interior das comunas italianas, rodeada por montanhas e muita vegetação, o cenário perfeito para uma nova vida.
Nova Veneza mantém viva sua italianidade na gastronomia, nas canções, no folclore e no dialeto falado por muitos habitantes, considerado como uma segunda língua da cidade, passando a ser considerada a cidade mais italiana de Santa Catarina e recebendo o título de Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana. São diversos restaurantes que enaltecem as tradições gastronômicas e cerca de 95% dos moradores são descendentes italianos.
Os motivos para visitar a charmosa cidade são muitos. É possível realizar roteiros culturais, gastronômicos, ecoturismo e muito mais.
A bela e charmosa Nova Veneza é o cenário perfeito para um passeio, uma viagem e muitas experiências. Localizada entre a serra e o mar, a cidade coleciona pontos turísticos e diversos eventos que movimentam a região.
As ruas estreitas possuem casarios antigos com arquitetura colonial que sobrevivem ao tempo e contam a história dos bravos imigrantes. O roteiro cultural passa por duas importantes construções. O Museu do Imigrante Cônego Miguel Giacca que possui um acervo de peças da imigração. E as Casas de Pedra construídas há mais de 120 anos, tombadas como Patrimônio Histórico Nacional e Patrimônio Arquitetônico do Estado de Santa Catarina. O conjunto de casas foram construídos com pedra ferro e barro e demorou 14 anos para ficarem prontas e são divididas em três unidades.
Um dos pontos turísticos mais famosos é a Gôndola Lucille, que chegou em 2006 na cidade. Antes de ser doada, a embarcação foi utilizada nos canais de Veneza e é 100% artesanal, fabricada por um canteiro que tem mais de 700 anos e simboliza uma aproximação entre as cidades.
Você também pode conhecer o Pórtico de Entrada que sintetiza a presença dos imigrantes na cidade, a Igreja Matriz São Marcos, o Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, a Rua Coberta, a Ponte dei Morosi, entre outros.
A Rota Gastronômica de Nova Veneza apresenta diversos restaurantes que exploram a gastronomia típica italiana. A experiência gastronômica provoca todos os sentidos, o olfato, o paladar e os olhos. Cada restaurante conta uma história através da construção e dos pratos. Massas, pizzas, galetos, drinks, cafés e gelatos. A comida aqui tem gostinho especial. Que tal uma macarronada da nona? Uma mesa farta com polenta, fortaia, minestra, entre outros pratos tradicionais. Tudo isso acompanhado de um bom vinho! Ficou com água na boca?! Somos a Capital Nacional da Gastronomia Típica Italiana!
Um dos principais eventos é a Festa da Gastronomia Típica Italiana que comemora as tradições italianas mantidas em Nova Veneza. A programação tem atrações culturais, arte, história, shows, concursos, desfiles locais e muita gastronomia típica.
O ponto alto é o tradicional Carnevale di Venezia, reconhecido como o maior evento deste gênero fora da Itália, atraindo turistas de todo o Brasil para um espetáculo cultural regado pela paixão, mistério e magia, retratando o Carnaval de Veneza, que acontece na Itália desde o século XVI.
Com trajes e máscaras coloridas, os personagens se divertem dançando em meio ao público da festa, ao som das tradicionais marchinhas traduzidas para o italiano. São mais de 500 personagens que desfilam em blocos temáticos e carros alegóricos. E o mais interessante todos os trajes e máscaras são produzidas na cidade.
Nova Veneza está localizada no Sul de Santa Catarina a 223,6 km da capital Florianópolis e a 290,6 km de Porto Alegre, capital gaúcha, aeroportos com voos nacionais e internacionais. E ainda conta com um aeroporto de Jaguaruna a apenas 69,6 km.