compartilhe

Conheça algumas curiosidades do Ristorante Veneza

História, tradição e sabores do restaurante mais antigo de Nova Veneza.

Das tradições herdadas pelos imigrantes italianos a gastronomia é a mais presente em Nova Veneza e um dos locais mais tradicionais é o Ristorante Venezia. História, tradição, sabores e um ambiente aconchegantes no centro da cidade com vista para Gôndola de Nova Veneza. Confira algumas das curiosidades do Ristorante Veneza.

1. O Ristorante Veneza é o restaurante mais antigo de Nova Veneza, inaugurado em 1958 e esse ano irá completar 62 anos de funcionamento. Foi fundado pelo casal Luiza e Ângelo Bortolotto que tinham uma hospedaria no local e depois de muitos pedidos para que servissem almoço, a nona Luiza decidiu servir a comida típica italiana que era a principal refeição da família e consistia em polenta, salame com ovos, fortaia e galinha ensopada.

Crédito: Divulgação / Ristorante Veneza

2. Os anos se passaram, mas a tradição se manteve forte e até hoje o restaurante serve a tradicional gastronomia típica italiana. No cardápio estão a polenta, feita de farinha de milho, água e sal, e acompanhada de fortaia, um creme feito de ovos e queijos, galinha ensopada, macarrão, radiche e outros itens que foram inseridos no cardápio.


3. O restaurante possui um fogão à lenha que serve como uma espécie de buffet com cardápio que varia durante todos os dias da semana com diversas receitas e carnes com molhos especiais. O fogão à lenha relembra a forte ligação da família com a cozinha e o modo de cozinhar que iniciou com os imigrantes italianos.

Crédito: Divulgação / Ristorante Veneza

4. Um dos diferenciais é a produção de massas caseiras, feitas de forma artesanal e com ingredientes selecionados, desde o macarrão tradicional ao nhoque tudo é produzido seguindo as receitas passadas de geração em geração.

Crédito: Divulgação / Ristorante Veneza

5. O cardápio do final de semana é uma explosão de sabores desde a gastronomia típica italiana, receitas especiais, carnes e um churrasco servido aos domingos que conta com coração, salamito, picanha, alcatra, maminha, contrafilé, lombo suíno, costela suína e cordeiro.

Crédito: José Luiz Ronconi

6. O ambiente foi pensado para retratar um tradicional restaurante das pequenas cidades italianas. Na fachada as cores predominantes são o vermelho e o verde, cores da bandeira da Itália. No interior o charme e o aconchego chamam atenção com decorações que relembram a cultura de Nova Veneza com quadros com fotografias antigas, toalhas quadriculadas e um fogão a lenha. Além disso, o local é todo envidraçado e o motivo: a vista para Gôndola. Já pensou almoçar com esse ambiente?


7. Para quem não resistir as delícias e encantos de Nova Veneza e busca uma opção de hospedagem, a família do Ristorante Veneza também é proprietária do Hotel Bormon, que está localizadona entrada da cidade, próximo ao centro e ao Ristorante Veneza.

Crédito: Divulgação / Hotel Bormon

8. Outra curiosidade, é que a família é proprietária de um dos pontos turísticos mais visitados da cidade, as Casas de Pedras, tombadas como Patrimônio Nacional e Arquitetônico do Estado de Santa Catarina. O local é a aberto aos finais de semana das 13h às 17h, e o valor da entrada é de R$ 5.

Crédito: José Luiz Ronconi

Mais Notícias

Visite Nova Veneza no Whatsapp

Faça parte do nosso grupo de WhatsApp e receba informações em primeira mão de notícias, ofertas e descontos turísticos de Nova Veneza

quero participar
  • Visite Nova Veneza
    Olá! Como podemos te ajudar?